domingo, 8 de março de 2009

Solteira por opção

Claudia (nome foi trocado a pedido da entrevistada) já passou dos 40, dos 41, dos 42... Sua vivacidade e bom-humor, no entanto, garantem uma aura de juventude muito pouco vista em meninas de 20 e poucos. Boa formação acadêmica e cultural, situação financeira estável. Ficou casada por 20 anos, seus filhos já são praticamente adultos. Ela reforça o dito popular de que juventude não tem nada a ver com idade. E mais: entir-se jovem com experiência, é tudo, meninas! Aproveitem:
Há quanto tempo você se separou? Pretende casar de novo?
Eu me separei há 4 anos, mas deveria ter feito 10 anos antes. Sinto que arrastei minha vida por 10 anos, isso não é nada bom. Não pretendo casar de novo, morar com um homem e acabar envelhecendo com um senhor acima do peso que se joga no sofá, na bebida ou nos remédios para eu cuidar. Já criei meus filhos. O que quero agora é namorar, costumo dizer que quero diversão, amor e arte.
Você costuma sair com homens mais novos. É uma opção sempre?
Sim, saio com homens mais novos que estão interessados no mesmo que eu, ou seja, viver com alto astral e liberdade. Mas não descarto os mais velhos, desde que não tragam junto suas bagagens pesadas de relacionamentos anteriores, o que invariavelmente acontece.
Acha que as mulheres devem ser diretas na abordagem?
Sim e não. Depende do que você quer. Quanto mais você sabe o que quer, mais fácil fica se relacionar e encontrar homens que queiram o mesmo que você. Quem já passou dos 30, dos 40, não pode mais agir como quem tem 20. Não somos mais ingenuas nem meiguinhas a ponto de ficar esperando atitudes masculinas sempre. Somos mulheres resolvidas, gostamos sim de namoro e de sexo, não temos por que não evidenciar isso.
Você sai? Vai a baladas? Onde conhece seus casos/namoros?
Claro que saio. Não adianta ficar em casa, a vida acontece lá fora. Vou a todos os lugares, sem preconceito. Do boteco da periferia ao bar chique dos jardins. E conheço pessoas dos mais variados níveis de renda e escolaridade. Adoro conhecer gente de tudo quanto é tipo.
Você espera que o homem sempre pague a conta?
Não. Se ele quiser ou puder pagar, ótimo. Se não, nunca pago sozinha. Sempre divido. Isso é uma dica muito importante, para o mocinho não encostar em você de vez pensando: "essa balzaca ou coroa é a minha sorte grande!".
Por que decidiu ficar solteira, ao contrário de tantas mulheres que querem casar de novo?
Simples. Descobri que vivo muito bem comigo mesma. Tenho meus filhos, tenho meus interesses, gosto de fazer várias coisas independentemente se tenho um homem do lado ou não. Mas não abro mão do namoro, do jogo de sedução saudável, de dormir junto, de me arrumar para um homem, coisas que quase sempre a intimidade cotidiana de um casal que mora junto tende a banalizar e até a destruir. Solteira é um estado de espírito. Não basta estar, é preciso sentir-se - isso faz toda a diferença.
Qual a pior mancada que uma mulher separada pode dar?
Transar com o ex-marido. Esse deveria ser um "pecado capital". É deprê total. Tem um livro que eu não li, mas o título diz tudo: "Quando termina é porque acabou". Gente, bola pra frente, ex-marido já foi, a vida mudou.

Um comentário:

Lilian disse...

Apesar de ser mais nova e não ter filhos, me identifiquei com a Claudia. Escrevi um texto para meu blog a respeito (link abaixo) sobre o preconceito que as pessoas têm contra as solteiras...